sexta-feira, 13 de março de 2015

O SISTEMA PENITENCIÁRIO DO MATO GROSSO DO SUL EM VÁRIOS PAÍSES


A importância de criarmos meios de divulgação de idéias e trabalhos que temos e fazemos está em mostrarmos ao mundo nossas condições e de que forma temos feito isso.

O sistema penitenciário do Estado de Mato Grosso do Sul, embora se destaque em nível de Brasil, como um “modelo de gestão” em alguns aspectos, está longe de ter as condições ideais de cumprimento de pena, conforme prevê nossas leis, estatutos e tratados internacionais.

Há 20 anos, tínhamos uma população carcerária formada por presos regionais, ou seja, cidadãos presos do próprio estado, com suas características de pessoa do interior. Em determinada época, o numero de presos por pratica de homicídios, foi bem significativa, haja vista, os crimes de pistolagens por defesa de terras, honra da família, acerto de contas, etc. A realidade atual é bem diferente.

Com a política de expansão da administração do sistema prisional, realizado pela AGEPEN, e uma série de permutas de presos com outros estados da federação, trouxe para o sistema prisional sul-mato-grossense facções criminosas, que, ao que parece, evoluíram pra organização criminosa, pois, existe diferença entre uma e outra. Este quadro leva-nos a conclusão de que o estado não foi eficiente no desempenho de sua atividade típica que é a execução da pena.

 Analisando o quadro abaixo, estáticas de visualizações do blog, é interessante verificar que tal matéria, embora especifica de um estado da federação brasileira, desperta interesse em várias partes do mundo, situação que nos incentiva em dar continuidade ao trabalho e mostrar como tratamos nossos presos e como os juízes têm decidido, analisando criteriosamente a procedência dos recursos aos Tribunais, pois, eles (os recursos procedentes) mostram a fragilidade das sentenças de primeiro grau. Por outro lado, quando mostramos a situação das nossas prisões, damos conhecimento ao mundo das condições que os agentes penitenciários desenvolvem suas atribuições.

 Vejamos:

 Visualizações de página por país
Entrada
Visualizações de página
Brasil
Estados Unidos
Alemanha
Indonésia
Reino Unido
Índia
Rússia
Holanda
China
França


O Brasil destaca ; como não poderia ser diferente;  em primeiro lugar, seguido pelos Estados Unidos da América. A Alemanha, curiosamente, está em  terceiro lugar nas visualizações do blog. Até a Indonésia teve interesse em saber como andam as coisas por aqui  ( tomara que o Senhor Joko Widodo, Presidente da Indonésia, não tenha olhado o blog, pois ele ficaria chocado ao saber que por aqui grande número de presos são traficantes de drogas ilícitas).

O sistema penitenciário de Mato Grosso do Sul precisa se modernizar, dando melhor estrutura de trabalho aos servidores, para que possam cumprir seu papel, e o Estado tenha alcançado sua finalidade no exercício da execução da pena, evitando ao máximo a reincidência criminal, daqueles que têm um histórico de vida  voltado ao crime e, quando possível, reintegrá-lo à sociedade, oportunizando meios para que possa sobreviver com trabalho honesto., e, por outro lado, evitar que o criminoso eventual seja contaminado com as mazelas da prisão e venha a servir ao crime organizado ou facções criminosas que atuam dentro dos presídios.

Alternativas para os regimes menos brandos, buscando diminuir o valor do gasto com preso, tratamento no sentido de evitar a reincidência criminal, e não transformar o preso eventual em massa de mão -de- obra das facções criminosas e crime organizado. Nos regimes mais severos dar condições para o desempenho das funções dos servidores, oportunidade do tratamento penal, empreendendo métodos que facilitem a continuidade do tratamento em regimes menos severos.


Postagem em destaque

Quando deve ser cumprido um alvará de soltura?

  ALVARÁ DE SOLTURA   Alvará de Soltura é o instrumento processual utilizado pelo juiz de direito para colocar a pessoa presa em liberdad...