sábado, 24 de novembro de 2012

HOMEM DEIXA PRISÃO APÓS 18 ANOS

Uma História Real
foto meramente ilustrativa


Condenado à pena de 109 anos, 03 meses e 08 dias, O.M.S, deixará  à prisão de regime fechado, progredindo ao semiaberto, após cumprimento de 18 (dezoito) anos, no sistema penitenciário de Mato Grosso do Sul.

“ERREI, estou com vergonha”. Com estas palavras resumiu seu histórico de vida voltada ao cometimento de crimes. Nascido de família humilde, com 12 irmãos, pais hoje falecidos, se envolveu na vida do crime por conta da dependência química de drogas, que durante esses longos anos afirma ter abandonado, quem acompanhou seu histórico prisional não tem dúvida desta afirmação, devido seu exemplar comportamento carcerário.

Iniciou sua carreira criminal com cometimento de pequenos furtos, progredindo para roubos, seguindo de roubos e estupros. Foi preso pela primeira vez em 11/07/ 1994, sendo colocado em liberdade em 15/10/1994. Foi preso novamente em 29/11/1994 permanecendo preso, em regime fechado, até novembro de 2012, quando beneficiado com progressão de regime ao semiaberto.

Dentro da prisão; apesar do praticante da conduta criminal de delitos sexuais não serem bem recepcionados; aprendeu a conviver entre todos presos. Deu entrada no presídio de segurança máxima em 16/03/1995, onde ficou recluso num período de grandes conflitos entre as recentes facções criminosas que  começam a germinar dentro do sistema penitenciários de Mato Grosso do Sul, principalmente com as transferências de presos de nosso estado em permuta com presos do Estado do Paraná, quando as ondas de violência começaram dentro da segurança máxima. Todas as semanas havia mortes violentas, por disputa de espaços e controle daquele meio que ocupavam.

Em 14/05/2006, dia das mães, quando eclodiu uma grande rebelião, e mais de mil detentos, controlados por uma determinada facção criminosa “assumiram” o controle de quatro presídios em Mato Grosso do Sul, noticiaram os jornais da época, O.M. S, após conseguir se livrar dos rebelados, se entregou espontaneamente, pois não queria participar do motim, sendo, então, transferido para o Instituto Penal de Campo Grande por medida de segurança, pois, devido ao artigo, como dizem os detentos, corria iminente risco de morte.

A vida prisional de O.M. S  foi pautada no trabalho, estudo, comportamento exemplar, respeito aos seus pares, servidores e autoridades com quem teve oportunidade de entrevistar-se. Só de remição de pena, teve abatido do total de sua extensa condenação, 04 anos, 05 meses e 28 dias, até 03/12/2009. Sua pena será extinta, pelo cumprimento integral, em 23/09/2100.

Pessoa de pouco estudo, devido a rusticidade de sua vida, quando deu entrada em estabelecimento penal tinha estudado até a 3ª série do primeiro grau. Aproveitando o tempo, com intuito de abreviar seu tempo na prisão, matriculou-se na escola, concluiu o 1º grau e 2º grau. Com a recente alteração da lei de execução penal, por ter concluído o primeiro e segundo grau, ganhou um “plus”  na remição de sua pena.

Em semiliberdade, pretende prosseguir com os estudos e trabalho, já que constituiu família e precisa dar sustento a si e aos seus, de seu passado de crimes diz querer esquecer, e quer que sua mente se ocupe das coisas boas que aprendeu nestes dezoito anos de cárcere em regime fechado.

Fonte: processo de execução penal/ Tribunal de Justiça do Estado.



Postagem em destaque

Quando deve ser cumprido um alvará de soltura?

  ALVARÁ DE SOLTURA   Alvará de Soltura é o instrumento processual utilizado pelo juiz de direito para colocar a pessoa presa em liberdad...