terça-feira, 30 de outubro de 2012

OS DOENTES MENTAIS NA PRISÃO, UMA IRREGULARIDADE?



Os presos acometidos de doença mental, ou os acometidos por doença mental presos, fora do ambiente hospitalar é uma irregularidade ou ilegalidade?. Presídio não é local para custódia de doentes mentais, posto que não existe um quadro de servidores preparados para esse tipo de custódia e as unidades penais não são dotadas de ambiente hospitalar que favoreça ao tratamento da doença.

A LEI No 10.216, DE 6 DE ABRIL DE 2001, que dispõe sobre a proteção e os direitos das pessoas portadoras de transtornos mentais e redireciona o modelo assistencial em saúde mental, diz em seu art. 1º que os direitos e a proteção das pessoas acometidas de transtorno mental, de que trata esta Lei, são assegurados sem qualquer forma de discriminação quanto à raça, cor, sexo, orientação sexual, religião, opção política, nacionalidade, idade, família, recursos econômicos e ao grau de gravidade ou tempo de evolução de seu transtorno, ou qualquer outra.

O art. 2º diz que nos atendimentos em saúde mental, de qualquer natureza, a pessoa e seus familiares ou responsáveis serão formalmente cientificados dos direitos enumerados no parágrafo único deste artigo.

Parágrafo único. São direitos da pessoa portadora de transtorno mental:
I - ter acesso ao melhor tratamento do sistema de saúde, consentâneo às suas necessidades;
II - ser tratada com humanidade e respeito e no interesse exclusivo de beneficiar sua saúde, visando alcançar sua recuperação pela inserção na família, no trabalho e na comunidade;
III - ser protegida contra qualquer forma de abuso e exploração;
IV - ter garantia de sigilo nas informações prestadas;
V - ter direito à presença médica, em qualquer tempo, para esclarecer a necessidade ou não de sua hospitalização involuntária;
VI - ter livre acesso aos meios de comunicação disponíveis;
VII - receber o maior número de informações a respeito de sua doença e de seu tratamento;
VIII - ser tratada em ambiente terapêutico pelos meios menos invasivos possíveis;
IX - ser tratada, preferencialmente, em serviços comunitários de saúde mental.

É responsabilidade do Estado o desenvolvimento da política de saúde mental, a assistência e a promoção de ações de saúde aos portadores de transtornos mentais, com a devida participação da sociedade e da família, a qual será prestada em estabelecimento de saúde mental, assim entendidas as instituições ou unidades que ofereçam assistência em saúde aos portadores de transtornos mentais.(art.3º).

O tratamento visará, como finalidade permanente, a reinserção social do paciente em seu meio, e o tratamento em regime de internação será estruturado de forma a oferecer assistência integral à pessoa portadora de transtornos mentais, incluindo serviços médicos, de assistência social, psicológicos,ocupacionais, de lazer, e outros,sendo vedada a internação de pacientes portadores de transtornos mentais em instituições com características asilares, ou seja, aquelas desprovidas dos recursos  aqui mencionados.

O pseudo tratamento disponíveis em unidades penais não têm o condão de auxiliar o doente ao retorno social, posto que desprovidos de todas as características elencadas na lei, sendo que esta sequer trata de doentes mentais em presídios, ou seja, esta possibilidade não existe, logo manter em unidade prisional doentes mentais significa submetê-los à prisão perpétua, pois, não terão melhora em seu quadro e continuarão sem requisito subjetivo, qual seja, condições de voltar ao seio da sociedade sem colocá-la em risco.

Postagem em destaque

Quando deve ser cumprido um alvará de soltura?

  ALVARÁ DE SOLTURA   Alvará de Soltura é o instrumento processual utilizado pelo juiz de direito para colocar a pessoa presa em liberdad...